Fotografia de Família

Um dia com a Família Valdevite

Família Valdevite!


A fotografia documental é um desafio que eu sempre quiz enfrentar, tudo muito diferente do que eu já fiz.

A mais ou menos 7 anos como fotógrafo, sempre fiz casamentos, é o que eu amo fazer. 

Mas quando estava decidido a enfrentar esse desafio, apareceu a família Valdevite na minha vida, me pedindo um orçamento para fazer algumas fotos das crianças em um parque.

Ai pensei, opa, agora vou explicar sobre a fotografia documental e quem sabe eles não topam.
Ai fui explicando a diferença entre o ensaio tradicional que é mais direcionado, pensado e posado, além da preocupação com espaço para realização das fotos, roupas e luz. 

Já o ensaio documental não tem nada disso, e é feito a partir da rotina da família, da forma de como o dia a dia deles acontece.

A ideia é buscar que o dia fosse o mais fiel possível, pois é disso que sentiriam saudades, a cara de sono, os costumes que os filhos tem e que no ano que vem podem não ter mais, desde um carinho espontâneo, aquela birra que muitas vezes vocês precisam contar até 10, aquela briga de irmãos, e claro aqueles momentos do dia que passam despercebidos, tudo isso visto por uma outra perspectiva.

E daqui alguns anos, quando eles olharem para essas fotos, irão lembrar um pouquinho da rotina deles, de alguns momentos, manias e costumes.


BINGO, eles toparam na hora!


Ai veio algumas duvidas, como vou me comportar, preferi não interferir em nada,  registrei apenas o que estava rolando para quando verem essas fotos, não lembrarem de mim, e sim lembrar de como eles realmente eram.

Enfim, respirei fundo e deixei acontecer, e consegui registrar toda a rotina deles como eu queria.

E não me preocupar em fazer fotos com boa estética. O que realmente me importo é o quão verdadeiras serão as fotos para a família. O que eles vão sentir toda vez que verem essas fotos. 


Queria agradecer essa família incrível, que tive a sorte de encontrar, Sueli, Fabrizio, Helo e o terrível Rafa (ele é PAIXONANTE)…Obrigado pela amizade e pela oportunidade de eu poder registrar esse dia tão maravilhoso.